Para continuar a dar cor à primavera, desta vez preparamos uma flor reutilizando rolos de papel higiénico e aos grãos que vamos tingindo para outras atividades.
Sempre existe uma forma de reutilizar e devemos sempre fazê-lo para que o desperdício seja o mínimo possível.
Esta flor ficou muito fofa não acham? Com os rolos de papel higiénico conseguimos criar coisas maravilhosas. Vou continuar a guardar e a preparar brincadeiras com eles para o G porque ele adora, nem que seja somente para os ver rolar no chão.
Combinamos a flor com uma gama de bases sensoriais dentro de uma caixa de ovos.
Como fazer a flor de rolos de papel higiénico?
O que precisa
- Rolos de papel higiénico
- Pistola de Cola quente
- Pedrinhas coloridas, sementes, arroz ou grãos coloridos… o que tiver e de preferência reaproveitar.
- Caixa de ovos
- colher para praticar a transferência
Para fazer a flor com os rolos de papel higiénico corte-os em de tamanhos semelhantes. Com a ajuda de uma tesoura ou x-ato consegue facilmente cortar. Devem ficar todos da mesma altura para que fique uma flor uniforme.
Depois una os lados com um pouco de cola quente e vá fazendo o formato de flor. Um rolo no centro e depois vai colando as pétalas nas laterais. Para o caule amasse um pouco os rolos para que fiquem mais verticais e parecidos com folhas. Pode optar por colar a flor a um cartão ou deixa-la assim solta, como eu optei.
Disponha a flor e junto a ela coloque a caixa de ovos com a seleção de grãos ou outros objetos para preencher a flor.
A esta atividade juntamos o livro “De Que Cor É um Beijinho?” de Rocio Bonilla.
Eu achei que este livro colorido se enquadrava perfeitamente nesta atividade. É um livro ilustrado que percorre um mundo de emoções à procura da cor de um beijinho. De que cor é um beijinho, afinal? Ao longo das páginas, Mónica ou minimoni como é carinhosamente chamada, vai tentar descobrir e fazer divertidas associações nas quais todas as crianças se poderão rever.
O G transferiu maravilhosamente e foi super cuidadoso para não derramar nada até que… a meio da brincadeira ele não consegui conter a excitação e despejou todas as bases sensoriais no prato e colocou na flor 🤣
Ele então misturou tudo e voltou a colocar na caixa de ovos usando as mãos e colher.
Nestas brincadeiras o G ainda atira muito para o chão tanto de propósito como sem querer, simplesmente a brincar. Eu não ouso de forma nenhuma chamar-lhe a atenção porque acho que quebraria a imaginação e a vontade de brincar. Como tenho um tapete debaixo da mesa dele, sempre torna a limpeza um pouco mais fácil.
O que achou? Os seus filhos gostam colorir?
Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem facebook ou no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!
Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!
Experimente também as seguintes brincadeiras: