Eu gosto de fazer tabuleiros sensoriais temáticos para o meu filho explorar e esta semana eu decidi usar a nossa Quinta de madeira com animais que comprei na atura do natal no Lidl. É uma quinta básica com uma tabuleiro e um celeiro que dá para quando for maior aprender a montar, tem também cercas e animais. Simples e prático como eu gosto nestas idades.
Normalmente escolho o tema e construo a caixa de atividade em torno disso e do material de que disponho. Nós cá por caso adoramos mesmo as caixas de atividades e aproveitamos sempre para brincar com elas. Os temas para usar são infinitos e aplicam-se a todas as casas, adaptando ou trocando por um ou outro utensílio.
O tempo para usarmos estas caixas sensoriais é limitado porque os nossos filhos crescem rápido demais e quando damos conta já não querem brincar assim.
As caixas sensoriais de Quinta de Animais são simples e fáceis de preparar! Use o que tem e crie uma, tão simples!
Enquanto ele dormia eu decidi colocar a quinta num tabuleiro e torna-la mais interessaste e apelativa para ele brincar. Foi ao armário e então tirei lentilhas rosa e verdes, grão de bico, feijão preto e pevides.Aproveitei as cercas da quinta, virei-as ao contrário e delimitei o espaço dos animais.Coloquei um grão por animal: Grão de bico para a vaquinha, pevides para o cavalo, feijão preto para o porquinho, as lentilhas rosa para a ovelha e as lentilhas verdes para o coelho. O pintainho era de um puzzle que eu aproveitei porque tinha alguma palha em casa e achei que ficava bonito e mais completo. O G quando vai passar alguns dias à casa dos avós anda sempre de volta dos coelhos e das galinhas, adora as rolas e os periquitos, os cães então é simplesmente uma maluqueira… Temos de convencer o papá a adotar um 🙂Podem escolher também um livro sobre quintas e animais para tornar ainda mais interessante a atividade e falarem sobre mais animais.
O G acordou muito bem disposto e depois de lanchar era a altura perfeita para ele passar o resto da tarde. Ele estava bem animado e foi direto para a mesa de atividades, começou logo a mexer nos grãos e a tirar as vedações. Falamos sobre os animais a vida no campo!
Felizmente ele conhece bem os animais e a vida no campo porque interage muito e participa em tudo isto a casa dos avós minhotos.Ele foi buscar a escavadora para brincar com os feijões, que acaba sempre por praticar as habilidades motoras com os dedos! Eu sempre incentivo a contar e a falar nas cores para ele ir associando!
E assim foi uma tarde bem passada com uma atividade muito simples mas interessante, que para ele, como conhece os animais no seu ambiente real é ainda mais iterativo. Já vos disse que ele adora o galo? Eu coloque sempre o galo em cima do celeiro e ele acha graça porque vai sempre busca-lo e da-me para eu fazer o som deles a cantar! Hehehe verdade 😀
Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem no facebook ou no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!
Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!
Experimente também as seguintes brincadeiras: