favo de mel capa1

Eu simplesmente adorei preparar esta caixa sensorial para o G brincar. Deu-me muito gozo e ainda mais feliz fiquei quando vi a reação dele que ficou super entusiasmado a querer logo brincar e arrancar as massinhas e pegar nas abelhas… enfim ele amou tanto quanto eu!

Mais um tabuleiro magnifico recriado a partir da inspiração da página Little Munchkins, eu simplesmente amo o trabalho e a imaginação deles.O tema das Abelhas apaixona o G tanto que eu tenho andado sempre à procura de inspirações para preparar atividades para ele que englobe as abelhas. Este caixa sensorial, à primeira vista, parece trabalhoso mas acreditem que não! Simples, muito simples!

Rapidamente cortamos um hexágono de uma caixa de cartão e com uma pistola de cola quente criamos este lindo favo de mel.

São incríveis e infinitas as caixas sensoriais que conseguimos recriar indo ao armário da nossa cozinha. 

Como criar este favo de mel

O que precisa:

  • Massa macarrão
  • Cola quente
  • Cuscus, milho, arroz, cereais….
  • Abelhas Plan Toys
  • Livro sobre abelhasfavo de mel 1

Começamos por criar o hexágono. Para isso pegue numa pedaço de cartão e desenhe com um lápis a forma de um hexágono. Recorte-o com uma tesoura. Agora com a ajuda de uma pistola de cola quente cole o macarrão, na vertical, no hexágono. Já está simples, fácil e mega bonito! 🙂

Para enriquecer ainda mais esta atividade juntei cuscus tingido de amarelo que sobrou do tabuleiro de primavera para fazer de conta que é o néctar recolhido pelas abelhas. Juntamos também o surpreendente e versátil jogo das abelhas da Plan Toys. O G também usou as colheres de madeira para adicionar o néctar ao favo de mel. É muito importante também conversar sobre a importância das abelhas que é, através destas atividades, que lhes despertamos a curiosidade e são incríveis oportunidades de aprendizagem. O G surpreendentemente já usa muito bem a pinça e é fantástico vê-lo concentrado a apanhar as abelhas. Como sempre olha para nós sempre à espera das palmas 😀 Um amor este meu menino!…

O G achou que o néctar era pouco e queria mais para continuar a encher o favo de mel. Foi então buscar arroz e o restante cuscus tingido que também tinha sobrado tabuleiro de primavera. Conseguimos sempre reutilizar o material das outras atividades, o que e ótimo. E eu adorei o resultado, ficou super colorido 😉

O G ainda quis provar o cuscus devia estar mesmo com bom aspecto! (hehehehe) Por isso é tão importante usarmos sempre os materiais adequados para as crianças que, como o G que ainda têm por hábito “provar” as atividades, seja sempre seguro e nunca os coloque em risco.Um dos últimos livros que compramos e que tão bem se enquadra neste tema foi o maravilhoso livro intitulado “O Grande Livro dos Insetos” de Yuval Zommer. Este livro fala sobre os mais vaiados insetos e tem umas ilustrações lindíssimas que as crianças adoram.

Neste livro encontra as respostas para as tantas perguntas sobre insetos e outros bichinhos as crianças divertem-se também a descobri-los nas imagens. Com este livro damos a conhecer insetos de todo o mundo, a voar, a picar, a contorcer-se, e ficar a saber o modo como se alimentam, caçam e reproduzem.Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem facebook ou no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here