Com estes maravilhosos dias de sol, e após estarmos a observar no fim de semana as abelhas a recolher o néctar nas árvores todas floridas, preparamos mais este maravilhoso tabuleiro com o tema das Abelhas! O G adorou o tabuleiro do Favo de Mel e, já que tem mostrado tamanho interesse nestes incríveis seres vivos, temos passado muito tempo a brincar com o conjunto das Abelhas da Play Toys e a ler livros que nos falam sobre este tema.Mais uma vez a inspiração para este artigo foi no Pinterest, na página Little Munchkins, que apetece preparar todas as atividades lindas que lá encontramos.
Eu preparei um arroz tingido simples mas pode optar por uma experiência sensorial extra com o arroz foi infundido com óleos essenciais de bergamota, bem como capim-limão.Assim podem explorar as diferentes texturas do arroz, a plasticina e outras peças como abelhas e pinças ou copos para a transferência. Uma atividade que resultou em muita escavação, derramando, mexendo e cheirando..
Esta bandeja sensorial ficou muito apelativa pelo contraste de cores, um amarelo alaranjado e o preto, as cores tão bonitas e brilhantes e das abelhas.
Como fazer caixa sensorial das Abelhas Bzzzz
O que precisa:
- Arroz amarelo alaranjado e preto
- Papel origami para asas (comprei no IKEA) (opcional)
- Plasticina preta para a cauda e as antenas
- Plasticina branca para o olho
- Copos e colheres para transferência do arroz
- Outros acessórios que queira juntar mediante idade.
O primeiro passo é tingir o arroz nas cores de amarelo alaranjado e preto. Coloque uma chávena de arroz num saco ziplok e adicione uma colher de chá de vinagre e umas gotas de corante alimentar.
Para a cor amarela eu juntei uma colher de café de corante mas não gostei muito do resultado então juntei um pouquinho da cor laranja, por isso lhe dou o nome de amarelo alaranjado ;-). Aí sim ficou com aquele amarelo bonito tão característico das abelhas. Para a cor preta é da mesma forma mas no meu caso juntei duas colheres de café para ter um preto mais intenso.Depois numa bandeja redonda faça filas alternadas de amarelo e preto e preencha assim todo o tabuleiro. Se conseguir delimitar com cartão ou uma régua tanto melhor para que as riscas fiquem mais retas e certinhas.
Para a cauda, as antenas e os olhos eu usei plasticina preta que tinha em casa. Faça os moldes com as mãos. Dependendo da idade das crianças é um tabuleiro interessante para o criarem em conjunto, tingindo o arroz e fazendo as antenas os olhos etc.É bonito, muito educativo e mais interessante quando conseguimos fazer as atividades em conjunto e depois brincar com elas. É o ideal mesmo! Esta excelente intereção entre todos faz com que as crianças observem e como elas são umas verdadeiras esponjas, absorvem tudo que vêm. Pense nisso!
Converse com ele sobre as abelhas, sobre os diferentes estágios da vida das abelhas e a forma de polinização.
As cores encorajaram o G a examinar naturalmente todo o tabuleiro, a apanhar o arroz e a atirar tudo ao ar :-p Ficou também bastante curioso com a plasticina, que é uma coisa que ele ainda não se interessou muito em brincar, mas achou graça às antenas.
No geral, ficamos mais de uma hora a brincar e a explorar esta bandeja sensorial, e dependendo da idade dos seus filhos pode falar sobre a polinização, quais estratégias as plantas possuem para garantir a polinização, sobre os polinizadores mais importantes que entre eles se destacam as abelhas mas não só ou também como ocorre a polinização?
Onde comprar
Recomendamos: Potes madeira Grimm’s
Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem facebook ou no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!
Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!
Experimente também as seguintes brincadeiras: