Atividades de insetos continuam em alta em nossa casa. Para dizer a verdade a caixa onde guardamos os insetos anda sempre em cima da mesa ou das prateleiras, não vale a pena guardar que ela volta a aparecer 😀
Eu acho que G gosta realmente de insetos porque mesmo quando andamos na rua ela volta e meia já aponta para as formigas ou as aranhas.
Esta foi a última atividade que fizemos onde usamos plasticina caseira e claro que precisava de partilhar convosco.
Explorar os insetos com plasticina é um verdadeiro convite para brincar! Inclua livros sobe insetos para completa ainda mais esta atividade e leiam juntos sobe o assunto.
Esta atividade de insetos fosseis é tão simples que provavelmente não precisa de explicação.
Tenho certeza de que as fotografias farão a maior parte da nossa conversa. Aqui estão os materiais envolvidos nesta atividade:
- Plasticina castanha
- Vários insetos (Pode adquirir aqui tubo insetos da Safari Ltd)
- Lupa
- Pinças ou Pinças
- Rolo e / ou outras utensílios de plasticina
Eu fiz a nossa própria plasticina caseira e é muito fácil de preparar. Assim conseguimos fazer plasticina com uma variedade enorme de cores.
Como fazer plasticina caseira
Ingredientes que precisa:
- 1 copo de farinha
- 1/2 copo de sal fino
- 1/2 copo de água morna
- 1 colher de sopa de azeite
- Corante alimentar
- Vai precisar de dois recipientes. Num dos recipientes comece por misturar os ingredientes secos: a farinha e o sal. Misture tudo até que esteja bem envolvido.
- No outro recipiente coloque a água morna, uma colher de sopa de azeite e o corante alimentar. Mexa bem.
- Agora junte os ingredientes líquidos aos secos e amasse. Com as mãos amasse bem como se fosse amassar o pão. Um dos segredos desta plasticina caseira é amassar muito bem. Caso repare que a massa está seca junte um pouquinho de água e vá rectificando. No entanto se for rigoroso com as medidas saíra bem!
Posto isto não há razão nenhuma para voltar a comprar plasticina.
Eu gosto de apresentar materiais como este de uma forma organizada, geralmente numa bandeja, para ser realmente convidativo à brincadeira. Com esses suprimentos, as crianças vão descobrir uma maneira de brincar por conta própria.
Desenrolar a plasticina não é obrigatório, e depende da idade, mas é sempre divertido. Eu estendi a massa para que o G conseguisse comprimir os insetos na plasticina.
O G adorou ver os insetos estampados na plasticina. Gostou muito de decalcar e retirar e ver as marcas. Coloquei a lupa mas o G ainda é o pequenino e não percebeu ainda o que era pretendido fazer.
O meu filho utilizou uma pinça para retirar alguns os insetos, o que me deixou bastante feliz.No entanto ela ainda é muito pequenino e logo se cansa. Ele quer é usar as mãos para fazer tudo, o que é perfeitamente normal.
A lupa, as pinças e outros utensílios manuais são para se irem introduzindo aos poucos, explicando para que servem. Com o tempo vão conhecendo os materiais e aos poucos eles vão aperfeiçoando a técnica e apanhando o gosto de os usar.
Estas atividades são um bom treino para suas mãos pequeninas. Usar pinças requer muita concentração e coordenação visual.
O que achou? Os seus filhos gostam de brincar com plasticina?
Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem facebook ou no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!
Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!
Experimente também as seguintes brincadeiras:
- Favo de mel para as abelhas -Atividade sensorial
- Divertida Quinta de Animais – Atividade sensorial
- Blocos sensoriais translúcidos de madeira
- Color Fun Run DIY – Como fazer o lindo pó colorido para festas
- Jogos tradicionais para fazer em família
- Grinalda de Primavera