Ciclo vida tartarugas-capa

Eu adoro criar pequenos mundos para o meu filhote! Acho que são brincadeiras muito completas em que os deixamos explorar livremente porque são bastante apelativos. Por outro lado conseguimos ensinar várias conceitos ao mesmo tempo.

Estes small world são muito completos e, dependendo da idade do seu filho, pode aprofundar os conhecimentos e envolve-lo para a sensibilização e importância em preservar a natureza.

Neste pequeno mundo introduzi o ciclo de vida das tartarugas da Safari Ltd.

Vamos preparar este small world com o ciclo de vida das tartarugas?

Vai precisar de:

  • Areia cinética
  • Pedrinhas azuis ou arroz/grão-de-bico/massa em tons de azul
  • Ciclo de vida: Tartarugas
  • Conchas (opcional)
  • Livro sobre tartarugas (o grande livro dos oceanos, de Yuval Zommer é o que apresentamos neste artigo)

Para construir este pequeno mundo eu utilizei a mesa Flisat do Ikea Portugal. Num dos tabuleiros coloquei a areia cinética. Numa das esquinas desse tabuleiro coloquei as pedrinhas azuis que são as moedas azuis pequenas da Grapat, que fazem parte dos maravilhosos brinquedos abertos que eu adoro porque têm mil e uma finalidades. Empilhe, coloque dentro, retire de dentro, tape e destape, separe por cores, deixe a imaginação rolar.

Para dar mais veracidade e ser o mais semelhante possível com a praia eu adicionei conchas do mar que foi coleccionando ao longo do tempo.

Coloque as tartarugas desde a areia até ao mar de forma ordenada: ovos, o nascimento em que sai da casca do ovo, o crescimento e já em idade adulta. Colocar de forma correta facilita o entendimento sobre o ciclo de vida das tartarugas.

Aproveite e fale sobre as tartarugas e as fazes de sua vida. converse e explique que as tartarugas marinhas apresentam um ciclo de vida complexo, utilizando diferentes ambientes ao longo da vida, o que implica em mudança de hábitos. São marinhas, mas utilizam o ambiente terrestre, a praia, para desova, garantindo o local adequado para a incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes.

Deixo esta imagem real sobre o ciclo de vida das tartarugas porque acho muito importante mostrar sempre a realidade porque é mais impactante e impressionante! Mostre-lhes! 😀

ciclo vida tartarugas

Ao nascerem, os filhotes rumam imediatamente para o alto-mar, onde atingem zonas de convergência de correntes que formam grandes aglomerados de algas. Nestas áreas os filhotes encontram alimento e proteção, e assim permanecem por vários anos, migrando passivamente pelo oceano.

Depois deixe-os explorar e perguntar o que quiserem.

Deixo aqui um ALERTA para a poluição e para os cuidados que devemos ter, não só para proteger as tartarugas, mas todo o meio ambiente que tão importante é para a nossa vinda e as vidas futuras.

Como devemos fazer para conservar as tartarugas e não só?

Uma das principais ações que podem ajudar a conservar as espécies de tartarugas é redução do uso de materiais plásticos, assim como a sua reciclagem e o cuidado com o local de despejo.

Além de serem confundidos com presas e ingeridos, as tartarugas não desovam em praias sujas, diminuindo ainda mais a suas populações. Por isso, outra uma pequena ação que pode fazer toda a diferença para essas tartarugas é retirar da praia todo lixo encontrado, depositando-o em um local apropriado.

As tartarugas são extremamente sensíveis a sons e à luz. Assim, se estiver em algum local de desova e avistar uma tartaruga ou seus filhotes saindo para o mar, desligue todas as fontes de luz possíveis e faça silêncio. Isso garante que não haja perturbação e que elas seguirão seu caminho naturalmente, sem interferência humana.

Explique ao seu filho com calma e com cuidado porque eles absorvem tudo e crescem com esses conceitos e formas de vida muito importantes para o seu desenvolvimento.

Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem pelo facebook ou pelo Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here