pocao magica-capa1

Preparar esta Poção Mágica da Bruxa do Halloween é uma experiências cientificas muito interessante para crianças e envolve misturar poções mágicas usando bicarbonato de sódio e vinagre.

As crianças vão se surpreender ao ver o bicarbonato de sódio e o vinagre reagirem para formar uma poção mágica efervescente!

Meus sobrinhos adoram fazer experiências científicas com bicarbonato de sódio e vinagre. Eles divertem-se muito a fazer isto e a brincar com os materiais que sobraram depois também.

Para crianças mais pequenas que ainda não estão aptas a resolver mistérios, não usem o vinagre colorido, apenas esconda as cores do bicarbonato de sódio e deixe-as em erupção. É igualmente divertido, mas mais simples para os mais pequenos.

Vamos fazer poções mágicas nesta Halloween?

O que precisa:

pocao magica-material

  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre
  • Detergente da louça
  • Pote da bruxa, abóbora de plástico, outro
  • Corante alimentar

Comece por colocar na pote da bruxa 1/4 de chávena de de bicarbonato de sódio e junte  2 colheres de sopa de detergente da louça.

Pode juntar também uma aranha, um rato, purpurinas, aquilo que veja que o seu filho gosta e que torne mais apelativo e interessante para esta época de halloween.

Num frasco para molho coloquei umas gotas de corante vermelho e o vinagre (cerca de 1/2 chávena).

Agora basta pedir às crianças que esguichem o frasco com o vinagre para dentro do pote da bruxa e ver os olhinhos deles a brilhar. A reação química do bicarbonato de sódio e do vinagre é praticamente mágica para as crianças.

Para o meu filho de 22 meses, foi tudo novo e ele adorou. Ele fez a parte de esguichar o vinagre mesmo que algum tenha saído ao lado 😉 .

O bicarbonato de sódio reage em camadas e, depois de esgichar a primeira vez com vinagre, “abre” a que próxima camada de bicarbonato de sódio fique descoberta e assim pode continuar a brincadeira.

O que é que as crianças aprendem com esta atividade?

  • Causa e efeito
  • Química básica
  • Coordenação olho-mão
  • Força de preensão

Essa atividade pode parecer simples (e divertida), mas traz muitas aprendizagens consigo!

A ciência por trás do bicarbonato de sódio e vinagre

O bicarbonato de sódio e o vinagre reagem quimicamente, sabemos disso simplesmente observando as experiências. Podemos ver a reação química. O que existe nos dois ingredientes para que reagem desta maneira?

A ciência é que o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem entre si por causa de uma reação ácido-base. O bicarbonato de sódio é um bicarbonato (NaHCO3) e o vinagre é um ácido acético (HCH3COO). Um dos produtos que essa reação cria é o dióxido de carbono, que produz as bolhas.

Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem facebook ou no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here