A historia do grufalao com plasticina4

Bem nestes dias tão chuvosos, desdobro-me para que o meu filho, que adora andar a correr na rua, se entretenha a brincar em casa. Este livro já está connosco à alguns meses mas o G não lhe ligava muito.

Se lhe lia com animação, tipo teatro ele ria-se e gostava, mas só lê-se como uma simples história, rapidamente perdia o interesse.

Até ao dia em que lhe ofereci os bonecos em madeira do Grufalão e do rato. Bem, como é engraçado que  somente este pequeno gesto, lhe fizeram despertar e se fazer interessar pelo livro.

A historia do grufalao com plasticina

Bem agora são duas e três vezes por dia que lemos a historinha do Grufalão, e eu não me canso, a sério, adoro!

Como o interesse tem sido bastante, decidi preparar-lhe este tabuleiro para ele brincar quando acordasse da sesta, usando arroz colorido amarelo para representar o rato, plasticina caseira de duas cores, alguns materiais adicionais e claro, a imaginação!

Esta plasticina caseira, que não é mais que uma massa de pão, serve para contar histórias, praticar escrita e ortografia, em brincadeiras imaginativas e até mesmo como uma ferramenta de calma antes de dormir!

Como com certeza já leu, são enormes benefícios educacionais e de desenvolvimento quando usamos e brincamos com plasticina.

Desta vez, juntamos a plasticina com um dos nossos livros preferidos do momento… O Grufalão!

Enquanto o G dormia preparei a plasticina, onde usei a receita que expliquei o passo a passo  neste artigo: Como fazer Plasticina Caseira

Vamos preparar este tabuleiro sensorial do Grufalão?

O que precisa:

  • Plasticina caseira castanha e amarela
  • Utensílios para estender e trabalhar com plasticina
  • Acessórios para enfeitar o Grufalão tendo em conta o que diz o livro:
    • “Seus olhos são laranja, Sua língua é preta, Ele tem arrepios nas costas!”

Nós tínhamos disponíveis no tabuleiro que preparei uns galhos secos de arbustos, contas coloridas, arroz colorido, moedas de madeira, fio. Mas pode usar mil e uma coisas, o que tiver por casa como por exemplo botões, tampinhas de garrafas, um massa colorida, palitos!

O G para brincar com plasticina ainda precisa de ajuda e algum incentivo. Eu entendi a massa e ele ia juntando as contas para decalcar. Passado algum tempo ficou a brincar com o arroz e eu montei o Grufalão. Bem a cara dele a olhar para o meu e para o amigo dele de madeira foi muito giro 🙂 Depois brincou com o boneco que eu criei.

Usar uma atividade prática e tátil para vincular histórias e outras experiências ajuda as crianças a consolidar o conhecimento e retê-lo por mais tempo. Um percurso criativo para as crianças é, de longe, o mais eficaz, em casa e na escola!

Fiquei com água na boca e ansiosa para explorar outras histórias usando plasticina caseira.

O que as crianças aprendem enquanto brincam:

Motricidade fina: usando um material maleável para puxar, apertar, rolar, achatar, moldar, formar, espremer, esmagar para fortalecer os músculos da mão pequena

Criatividade: criar representações da vida real ou coisas imaginárias usando outro meio, experimentando combinar materiais

Alfabetização: desenvolver linguagem e contar histórias através de brincadeiras imaginárias

Agora pergunto, e vocês já criaram alguma personagem com plasticina para contar uma história? Por favor partilhe connosco!A historia do grufalao com plasticina6

Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem pelo facebook ou pelo Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here