Como fazer Massa Colorida para brincadeira sensorial1

O tempo está a aquecer (yupi!!) o que significa que é o momento perfeito começar com brincadeiras mais bagunçadas com os pequeninos e que tal experimentar fazer Massa Colorida para brincadeira sensorial?

Quer dizer, olhem para isto! Preciso dizer mais alguma coisa?!

Há uma razão para que esta seja uma das nossas atividades sensoriais favoritas, e é porque são realmente simples e fáceis de fazer e são super versáteis para brincar!

O G estava mais do que feliz a passar a massa de um recipiente para o outro e a chapinhar com a massa na água e a explorar tudo com as mãos e a boca.

No início, coloquei só a massa num tabuleiro, mas depois que a forma de ele brincar mais abertamente era colocar a massa na mesa de brincadeiras do IKEA e juntar alguns acessórios.

Adicionei o copos coloridos da Grapat  num tabuleiro e no outro coloquei água que o G adora brincar com a água. Não demorou muito para colocar a massa juntamente com a água que a transformou numa espécie de sopa de massa, o ainda tornou esta brincadeira mais bagunçada e mais divertida!

Como mencionei antes, a massa colorida é realmente muito fácil de fazer! Existem algumas maneiras diferentes de fazer isto, incluindo cozinhar a massa em água colorida, mas eu pessoalmente prefiro colori-las depois de estarem cozidas, para que possa fazer várias cores ao mesmo tempo.

Como preparar a Massa colorida?

O que precisa:

  • Massa previamente cozida
  • Vinagre
  • Corante alimentar várias cores
  • Sacos ziplock

Coloque a massa a cozinhar até que esteja al dente, então escorra e separe-a em sacos vários sacos ziplock, adicione o corante alimentar e um pouco de vinagre em cada saco, dê-lhes uma boa sacudida e deixe-os a continuar a absorver a cor por cerca de dez minutos. Passado esse tempo lave a massa em água fria para se saia o excesso de cor e voilá estão todos prontos para brincar!

Ao tabuleiro juntei também os Copos da Grapat lindíssimos e que tão bem se enquadravam nesta atividade para o jogo de associação de cores. É importante nestas idades irmos demonstrando e os ajudando a fazer esta ligação de cores para que interiorizem e aprendam de forma natural.

Desde que descobri como preparar esta massa, que nós a usamos em pequenas brincadeiras sensoriais, para praticar a arte de cortar, usamos alguns espelhos, que eles adoram ver toda a cor da massa e verem-se também a eles no espelho. São também perfeitos para fingir a cozinhar, seja de forma colorida ou na sua cor natural.

E, claro, o G. não tardou a provar o seu sabor, e é por isso que sempre uso ingredientes não-tóxicos e seguros em relação aos nosso jogos sensoriais!

A dada altura o G também quis juntar à brincadeira o moinho da Grimm’s que ele adora. Quando saímos para ir ao parque também vai sempre connosco, o moinho e a bola 😉

Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem facebook ou no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here