Eu queria preparar umas plasticina cheirosa e com um aroma agradável! A plasticina com que andávamos a brincar ficava boa mas sentia que lhe faltava alguma coisa, um aroma, para que quando estivéssemos a brincar se sentisse um cheirinho agradável. Aí surgem então os óleos essenciais.

Acreditem que faz toda a diferença. Esta plasticina até dá gosto de mexer e sentir porque fica muito fofinha e com um cheirinho delicioso que dá ate vontade de comer (rsrsrsrs)!

E é realmente fácil de fazer e uma ótima maneira de, por exemplo, levar os seus filhos até à cozinha e juntos criam já uma ótima atividade.

Eu adoro a cozinha e todas as atividades do dia-a-dia que podemos fazer lá! Nós os dois passamos muito tempo na cozinha e o meu filho adora. Adora estar na torre de aprendizagem a lavar a louça, adora regar as plantas, adora colocar a massa na panela, adora mexer o arroz, adora colocar os copos na mesa, enfim, vê-nos e quer fazer igual, o que é ótimo e eu incentivo sempre.

Agora na plasticina já amassamos os dois e tudo 😀

As atividades com as medidas ,que neste caso da plasticina não precisam ser tão precisas, são excelentes!

A plasticina caseira cheira muito bem e eu acho que é bem melhor do que as compradas na loja, e dura muito mais tempo. Para além do facto de ser completamente não tóxico (exceto se usarmos glitter, que pode simplesmente não usar).

Vamos preparar esta plasticina caseira com óleos essenciais?

Precisa de:

  • 1 copo de farinha
  • 1/4 copo de sal
  • 2 colheres de sopa de cremor tártaro
  • 1 copo de água a ferver
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de creme de tártaro
  • Corante alimentar a gosto
  • 7/8 gotas de óleos essenciais
  • Glitter (opcional)

Instruções

Comece por medir bem os ingredientes: a farinha, o sal, o creme de tártaro, a água e óleo. Pode dobrar, triplicar ou até quadruplicar facilmente esta receita para preparar uma quantidade maior.

Coloque os ingredientes numa panela e leve ao lume médio/baixo. Mexa sempre e durante o tempo necessário para que se transforme numa plasticina macia e que despegue do fundo da panela, demora cerca de 10 a 20 minutos para se tornar sólido. Se duplicar a receita vai demorar mais tempo.

Quando a mistura começar a engrossar e parecer menos irregular, adicione o corante alimentar e o óleo essencial. Não é necessário medir – continue adicionando cor e perfume até que pareça e cheire bem.

Continue a mexer. Se os seus filhos forem mais velhos e cuidadosos o suficiente, pode incentivar que sejam eles a mexer e a ajudar a amassar a plasticina. Quando se começarem a formar uma bola maior e a despegar do fundo, vai perceber que está a ficar pronta. Continue a mexer!

No final, vai ficar realmente espessa e difícil de mexer. Não se preocupe se houver pequenos pedaços na massa. Vai estar pegajoso, mas continue a mexer. A plasticina está pronta quando se afasta dos lados da panela e tudo se une num único pedaço.

Coloque a massa sobre uma tábua ou um tapete de silicone para arrefecer. Se a massa parecer muito pegajosa, pode amassá-la com um pouco mais de farinha.

Para adicionar brilho, polvilhe a massa com glitter e amasse até que o glitter esteja espalhado de forma uniforme.

E pronto, agora é só dar asas à imaginação e brincar brincar brincar!!! 😀

Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem facebook ou no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here