Hoje é sábado e como o G anda constipado vamos ficar por casa para ver se recupera rápido, ou melhor se não piora, porque das últimas constipações que apanhou acabamos sempre nas urgência e ele com um diagnóstico de otite!…

Então prepare-lhe um tabuleiro com feijões! Sim, feijões que trouxemos da avó, diretamente do minho no fim de semana passado. Quando viu os feijões brincou tanto que a avó acabou os colocar num saquinho para trazer e ele brincar ainda mais.

Agarrei a oportunidade e juntei esta a outra atividade que ele tem passado muito tempo super interessado, que é pescar!Ele adora pegar na cana e apanhar os peixinhos, fica agachado e com uma concentração imensa para conseguir colocar a cana no sitio certo e agarrar os peixes.

Depois, de tão feliz, fica à espera que bata palmas. Um amor, eu adoro!

Neste tabuleiro em vez de colocar peixinhos coloquei números para ele se começar a interessar e a reconhecer. Juntei também dois fracos e uma colher para ele encher e praticar a transferência de objetos, se bem que ainda prefere fazer tudo com as mãos mesmo.

Como preparar este tabuleiro

Precisa de:

  • Feijões
  • Números, letras, moedas, peixes, o que tiver que seja magnético para que as canas consigam apanhar
  • Canas de pesca magnéticas
  • Copos para transferência de objetos
  • Colher ou pinça

Inicialmente coloquei o tabuleiro em cima da mesa de atividades, mas reparei que o G tinha  alguma dificuldade em chegar a alguns objetos que queria (por vezes esqueço-me de quanto ele ainda é pequenino), então coloquei o tabuleiro no chão.

Aí sim já foi vê-lo a enterrar a mão nos feijões e vê-los a voar por todo lado. Ele gosta mesmo muito do som que fazem e mexe e mexe e continua a mexer com aquelas pequeninas e lindas mãozinhas.

Encheu algumas vezes os potinhos, não com a colher mas com as mãos, depois adora ver os feijões a cair dentro do tabuleiro e vá fora também 😀    Achei muito interessante e fiquei sossegada a admira-lo na sua concentração a pescar os números e, claro, logo a olhar para mim à espera das palmas. Depois muito devagar lá consegui colocar os números (a grade maioria) dentro dos potinhos.

Fiquei muito feliz com a realização desta atividade e com o desenvolvimento que o G tem demonstrado.

Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here