Cá em casa está aberta oficialmente a época do mundo dos insetos. O que é que isso significa?

Significa que aqui se pensa e se brinca e se respira sempre com insetos!

Os meninos da família sempre gostaram e se interessaram por este tipo de temas. O G não é excepção, deve ser por crescer a vê-los e claro que ganha este gostos também! Temos lido muito sobre insetos e animais e temos feitos várias atividades em que os envolvemos, como caixas sensoriais, observação na natureza e bons passeios para conhecer melhor estes pequenos animais.

Nós preenchemos esta caixa sensorial com alguns bons livros sobre insetos (no final tem o nome de dois dos livros que escolhemos) e expandimos o nosso jogo tornando-nos entomologistas (kakakak). Vamos então à preparação da nossa caixa sensorial sobre insetos.

Vamos construir a caixa sensorial do mundo dos Insetos!

Vai precisar de:

  • Solo para  a caixa: arroz verde e feijão preto.  (Pode usar arroz simples, areia cinética, areia preta, areia simples … as possibilidades são infinitas).
  • Insetos
  • Pinças
  • Rolo Papel higiénico vazio (para os bichinhos se esconderem)
  • Colher ou uma pá de jardinagem pequenina

Esta caixa sensorial como foi aliada a uns bons livros sobre insetos foi muito educativa e é uma boa dose de diversão e aprendizagem perfeitas para crianças no ensino pré-escolar.

No inicio eu deixo sempre o G brincar sem intervir, do jeito que mais gosta e vê a atividade. É sempre muito surpreendente ver como ele explorara o conteúdo, pois por vezes têm um olhar diferente daquela que nós imaginamos.

Após algum tempo de brincadeira e exploração eu intervenho orientando ou dando indicações, principalmente quando já demonstra estar um pouco aborrecido ou entediado.

Neste caso em particular, sentei-me a ler com ele e a falar sobre os insetos e a ouvir as suas curiosidades. Começámos por ler o lindíssimo livro “O Grande Livro dos Insetos, de Yuval Zommer”.

Enquanto líamos gostei de ver a curiosidade de tentarem encontrar os insetos iguais na nossa caixa sensorial.

E finalmente desafiei-o a fazer um jogo! Coloquei todos os insetos e pinças fora da caixa e dizia o nome de um inseto. Ele tinha de encontrar o inseto, apanha-lo utilizando a pinça e coloca-lo de novo na caixa.

Esta caixa sensorial com insetos foi um verdadeiro sucesso, captou toda a sua atenção e concentração que é tão importante. O G ainda é um pouco pequeno mas demonstrou estar à altura do desafio sempre muito interessado.

Deixo aqui algumas sugestões dos livros que lemos e que gostamos muito, são muito interessantes. Recomendo!

Livros de insetos para crianças:

  • O Grande Livro dos Insetos, de Yuval Zommer
  • Insetos – My First Discoveries com do editor MOONLIGHT PUBLISHING LTD
  • Inventário Ilustrado dos Insetos, de Virginie Aladjidi

Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem no Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here