Olhar para trás e recordar a infância é algo que nos deixa saudade e se fecharmos os olhos ainda sentimos o cheiro a terra, a areia entre os dedos, as feridas nos joelhos e os maravilhosos finais de tarde carregados de brincadeiras e amigos, fosse à porta de casam na casa dos avós ou no terreno mais perto de casa.
Brincar na rua é liberdade, é aventura e felicidade, no entanto as crianças têm vindo a ser cada vez mais afastadas deste meio que só lhes faz bem.
São inúmeras as vantagens de passar tempo ao ar livre e manifestam-se a todos os níveis do desenvolvimento das crianças, tanto físico como cognitivo e emocional.
Quando brincamos na rua, ao ar livre existe toda uma estimulação sensorial direta. As crianças então com a terra, com a erva, com as pedras e com a areia da praia. Elas integram todas as experiências através do tacto, da pele.
É importante crescer com a oportunidade de subir árvores e cair, rebolar no chão, tomar banho nas águas do rio geladas, andar de bicicleta e mesmo cair até aprender.
Algumas razões para brincar na rua com os seus filhos
1. Sistema imunitário forte
Está comprovado pelas imunoalergologistas que o grande aumento das doenças alérgicas entre os mais novos deve-se, entre outros, às poucas atividades que praticam ao ar livre.
2. Mais bom humor
A universidade de Bristol, Reino Unido, num estudo que fez, concluiu que as bactérias presentes na lama ajudam a ativar a serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, sono e apetite.
3. Crescimento saudável
Quando existe um maior contato com a natureza os anticorpos são produzidos em maior quantidade e isso resultando uma maior resistência a algumas doenças.
O sol é também necessário para um crescimento saudável, contribuindo para a produção de vitamina D.
4. Boas memórias
Olhem para trás e digam-me lá que as melhores recordações não foram passadas ao ar livre, com a familia e os amigos. Os dias longos de verão com inúmeras brincadeiras. A Universidade Ocidental de Washington, EUA, concluiu, num estudo que fez a 150 jovens adultos, que mais de 75% recordavam sobretudo as atividades ao ar livre.
5. Maior concentração
Quando existe um maior contato com a natureza as crianças tendem a apresentar um melhor funcionamento cerebral e menos sintomas de hiperatividade e défice de atenção.
Sabe-se também que quanto mais a criança se move nos primeiros anos de vida, maior é o estímulo cerebral. O processo ocorre sobretudo no cerebelo, região responsável pela organização espacial e equilíbrio.
O desempenho na escola também melhora, havendo uma relação positiva entre o exercício físico e as brincadeiras coletivas com o rendimento escolar.
6. Visão melhorada
Quando as crianças brincam, pelo menos, uma hora por dia ao ar livre, estão a contribuir para conter a miopia. A pesquisa foi desenvolvida em 12 escolas chinesas e desenvolvida ao longo de três anos.
As conclusões sugerem a necessidade de as crianças equilibrarem o tempo que dedicam a atividades realizadas mais de perto, em lugares fechados, nomeadamente em jogos no telemóvel, com atividades que usam a visão à distância.
7. Mais dinamismo
Os espaços abertos proporciona às crianças espaço para que possam correr e saltar livremente e assim tornarem-se mais ativas.
8. Criatividade estimulada
Brincar no exterior sem brinquedos permite às crianças inventarem as suas próprias brincadeiras, estimulando assim a imaginação.
9. Promoção da autonomia
Crianças que brincam ao ar livre com maior frequência têm tendência para ser mais independentes.
Para que isso aconteça verdadeiramente é importante que os adultos se reservem ao papel de observadores e permitam que elas próprias resolvam as questões que forem surgindo.
10. Integração social
Brincar ao ar livre estimula a integração social mas é necessário que as crianças interajam realmente umas com as outras e desenvolvam atividades coletivas. Para tal, não devem levar os seus jogos eletrónicos quando vão brincar para a rua.
Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem pelo facebook ou pelo Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!
Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!
Experimente também as seguintes brincadeiras:
- Jogos tradicionais para fazer em família
- A arte de uma criança em Montessori: Pintar com mata moscas
- Aprender a misturar cores | Noções básicas
- Cantinho sensorial com grãos de café
- Plasticina caseira com pétalas secas de flores
- A arte de uma criança em Montessori: Pintar com mata moscas
- Aprender a misturar cores | Noções básicas
- Puzzle Montessori de pegas em cartão DIY