Brincadeiras sensoriais, caixas sensoriais ou receitas sensoriais… Todas elas têm uma coisa em comum, são experiências ricas em sensações para crianças!

Ao preparar estas brincadeiras sensoriais penso sempre para quem a estou a preparar e nos gostos do meu filho. E a base é sempre essa. Agarramos numa ideia mas sempre a adaptamos ao que eles gostam mais pois só assim faz sentido!

O sal colorido é ótimo e um dos nossos favoritos! Descubra como tingir o sal para uma brincadeira sensorial bem rápida e fácil de fazer para brincar no mesmo dia!

As crianças vão ter uma explosão de alegria e vão logo colocar as mãos nesta caixa!

Esta receita para colorir o sal é bem simples, e permite criar um sem fim de brincadeiras sensoriais dos mais diversos temas ou oferecer assim mesmo à crianças. Elas adoram as cores vibrantes e as pedrinhas de sal que ficam meio brilhantes e transparentes.

Prepare o sal colorido de manhã e de tarde já pode oferecer ou configurar a sua caixa sensorial para uma atividade.

Como fazer Sal coloridoO que precisa

  • Sal grosso
  • Tintas (Usei as do IKEA – MÅLA Tinta brilhante/fluorescente de várias cores).

Coloque uma chávena de sal num saco de plástico. Junte um esguicho de tinta e misture bem.

Agite vigorosamente por um minuto ou dois. Verifique se o sal está todo uniforme! Espalhe o sal num tabuleiro revestido de papel vegetal ou papel absorvente e deixe secar uns minutos. Transfira o sal para um tabuleiro para oferecer a brincadeira sensorial.

O que pode adicionar? Discos coloridos foi a nossa escolha mas pode optar por flores, animais marinhos, dinossauros, unicórnios, mini-figuras fazem grandes adições a qualquer atividade de jogo sensorial.

Guarde o sal colorido em sacos quando terminar e reutilize com frequência!

Espero que o tenha inspirado a experimentar este nosso método rápido e fácil para colorir sal. É realmente simples e oferece toneladas de diversões incríveis para o seu filho. Os benefícios do jogo sensorial são numerosos!

Dica rápida: Preparar uma bandeja de escrita utilizando o sal para colocar em prática a motricidade fina. As crianças nem percebem as habilidades importantes que estão a praticar enquanto estão a brincar!

Colorir o sal com corante alimentar

Esta forma de colorir o sal é a forma segura de oferecer esta atividade às crianças mais pequenas que ainda tendem a colocar tudo na boca.

Assim se optar optar por colorir o sal com corante alimentar faça assim: Coloque uma chávena de sal num saco ziplock adicione umas gotas de corante alimentar (quanto mais corante juntar mais intenso ficará) e junte ainda uma clher de sopa de vinagre. Misture bem e coloque numa bandeja revestida com papel absorevente a secar cerca de 30 minutos.

Se tentar fazer esta actividade com o seu pequenito, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem pelo facebook ou pelo Instagram, ou me marcar nas suas fotos usando @brincacomigo.pt para que eu possa ver como foi!

Eu ADORO ver como estão a usar as nossas ideias nas vossas actividades e brincadeiras!

Experimente também as seguintes brincadeiras:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here